quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

                Afinal, foi um grande dia...
  
                       Olá Dutrenses!!!

 Depois da culminância, bons momentos ficaram na nossa memoria, e  que esses bons acontecimentos voltem ano que vem...













 
Algumas fotos da culminância.
 
E até o ano que vem. Feliz Natal e Bom Ano Novo a todos!!

       Publicado por: Luis Emmanuel Duque e Profª Neusa Maria Palladino Simas

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

                           Hoje é o grande dia!!!
                                       Olá Dutrenses!!!
Hoje é o grande dia da culminância, estamos ansiosos para a vinda de todos!! Temos grandes atrações para o dia de hoje e queremos muito que todos compareçam!!!                
                               
Temos diversas eletivas:
Eletiva de Moda
Eletiva de Jornal
Eletiva "Construindo"
Eletiva de Arquitetura e Design
Eletiva "Olha o passarinho"
Eletiva "Beijinho no Ombro" 

Dentre muitas outras..... 

Esperamos que gostem deste maravilhoso dia na escola Antonio Dutra.

Postado por: Luis Emmanuel Duque 2ºB



segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

   Terminei o Ensino Médio e agora??

Você ou algum amigo já deve ter se perguntado alguma vez sobre: "Quando eu terminar o Ensino Médio, o que eu vou fazer?" Abaixo colocamos um link que te redireciona para o site Guia da Carreira, que lhe propõem um pequeno teste vocacional. 

                

O site lhe propõem algumas perguntas, que vão traçar suas características e de acordo com o resultado lhe mostra os empregos que se encaixam com o seu perfil.

        




Publicado por: Luís Emmanuel Duque 2ºB e Leonardo Rodrigues 2ºB

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Engenharia... mas qual delas?

Ola Dutrenses!!! 

 
É normal você se confundir e não saber qual emprego dos sonhos você gostaria de ter, e ainda mais quando você já escolheu mas percebeu que a área escolhida tem mais de uma opção. Pensando nisso criamos uma lista detalhada sobre as varias ¨ramificações¨ da engenharia.
Segue abaixo a lista para você conferir e ver com qual delas você mais se familiarizou.

É possível clicar nos links que estão abaixo de cada tópico para vocês responderem a algumas questões e ver se você se encaixa com a área desejada. 
 
Engenharia Aeronáutica: É o ramo da engenharia que se ocupa do projeto e da manutenção de aeronaves e do gerenciamento de atividades aeroespaciais. O engenheiro aeronáutico envolve-se no projeto e na construção de todos os tipos de aeronave, como aviões, helicópteros, foguetes e satélites.
 [Leia mais]
- Teste profissional: será que Engenharia Aeronáutica tem a ver com você?
- Orientação vocacional: não sou bom em matemática. Posso prestar Engenharia Aeronáutica?

Engenharia Ambiental: É a engenharia voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, ou seja, que respeite os limites dos recursos naturais. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causa dos pelas atividades humanas.
 [Leia mais] 
- Teste profissional: Engenharia Ambiental combina com você? Confira!
- Orientação vocacional: qual a diferença entre Engenharia Ambiental e Ciência Ambiental?

Engenharia Cartográfica
É o ramo da engenharia que capta e analisa dados geográficos para a elaboração de mapas. O engenheiro cartógrafo faz pesquisas de campo e cálculos para elaborar mapas e cartas impressas ou digitais.

 [Leia mais]

Engenharia da Computação
É o conjunto
de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos. O engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software.
 [Leia mais]
- Orientação profissional: tenho dúvidas sobre o conteúdo dos diferentes cursos de computação.

Engenharia de Alimentos
São as técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados. Esse profissional cuida de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal.

 [Leia mais]
- Teste profissional: Engenharia de Alimentos combina com você? Confira!
- Vídeo: Veja como é a rotina de um engenheiro de alimentos no Na Real
- Orientação profissional: Engenharia de Alimentos oferece carreira promissora?


Engenharia de Controle e AutomaçãoÉ o ramo da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial. O engenheiro de controle e automação projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer sua manutenção.
 [Leia mais]

Engenharia de Horticultura
São os conhecimentos usados no cultivo de plantas medicinais e ornamentais, na silvicultura e na produção de hortifrutigranjeiros. Esse profissional aplica tecnologia de ponta no cultivo de frutas, verduras, legumes, plantas ornamentais, medicinais e aromáticas ou que servem como condimentos.

 [Leia mais] 

 
Engenharia de MinasÉ a engenharia que se ocupa da pesquisa, da prospecção, da extração e do aproveitamento de recursos minerais. O engenheiro de minas localiza jazidas e analisa o tamanho das reservas e a qualidade do minério no local.
 
Engenharia de Petróleo e Gás
É o conjunto de técnicas usadas para a descoberta de jazidas e para a exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural. O engenheiro de petróleo e gás atua em petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e em petroquímicas.
 [Leia mais]- Teste profissional: Será que Engenharia de Petróleo e Gás é a melhor opção?
- Orientação profissional: O curso Engenharia de Petróleo já foi reconhecido pelo MEC?

Engenharia de Segurança do Trabalho
É o ramo da engenharia responsável por prevenir riscos à saúde e à vida do trabalhador. O engenheiro de segurança do trabalho tem a função de assegurar que o trabalhador não corra riscos de acidente sem sua atividade profissional, sejam eles danos físicos ou psicológicos.
 [Leia mais]

Engenharia Elétrica
O engenheiro eletricista está presente em todos os aspectos que envolvem a energia, desde a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição até o uso nas residências e no comércio. Além disso, planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia.
 [Leia mais] - Teste profissional: Engenharia Elétrica combina com você? Confira!
- Vídeo: veja como é o dia a dia de um engenheiro eletricista no Na Real
- Orientação profissional: O que posso estudar antes de entrar em Engenharia Elétrica?

Engenharia Florestal

É o ramo da engenharia voltado para o estudo e o uso sustentável de recursos florestais. O engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna locais.
 
Engenharia Industrial
É a área que cuida dos recursos necessários à produção industrial. Esse profissional é o típico engenheiro de chão de fábrica, que acompanha de perto a implantação e a manutenção da infra-estrutura industrial, como redes de água e de gás, pontes e esteiras rolantes.
 [Leia mais]- Orientação profissional: Engenharia Industrial Mecânica, difere de um curso normal de Mecânica?

Engenharia Mecatrônica
É o ramo da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial. O engenheiro mecatrônico projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer sua manutenção.
 [Leia mais] -Teste profissional: Engenharia Mecatrônica combina com você? Confira

Engenharia Naval
É a área da engenharia que cuida do projeto, da construção e da manutenção de embarcações e seus equipamentos. O engenheiro naval projeta a estrutura, os motores e os demais componentes de navios.
 [Leia mais] - Teste profissional: está por dentro de Engenharia Naval? É a profissão certa para você? Confira!

Engenharia Sanitária
É o ramo da engenharia voltado para o projeto,a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. Esse profissional é fundamental para a preservação da natureza e de seus recursos.
 [Leia mais]

Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária
São os conhecimentos utilizados na cadeia produtiva têxtil, desde a fabricação de fios até a comercialização do produto final. O bacharel em Tecnologia Têxtil e da Indumentária concebe e desenvolve projetos e pesquisas tecnológicas ligadas à produção têxtil.
 [Leia mais]

Engenharia Acústica
É o conjunto de conhecimentos usado para desenvolver novos sistemas eletro acústicos e para determinar a intensidade de ruídos e vibrações. O engenheiro acústico desenvolve técnicas e equipamentos para controlar o ruído ambiental visando ao bem-estar das pessoas.
 [Leia mais]

Engenharia Agrícola
São as técnicas e os conhecimentos empregados no gerenciamento de processos agropecuários. O engenheiro agrícola projeta, implanta e administra técnicas e equipamentos necessários à produção agrícola.
 [Leia mais]- Teste: está por dentro de Engenharia Agrícola? Será que ela combina com você? Confira!
- Orientação profissional: Engenharia Agronômica, Agrícola ou de Agronegócios?

Engenharia Biomédica
É a área da engenharia que cuida da concepção de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, voltados para diagnóstico ou tratamento terapêutico. O engenheiro biomédico projeta a estrutura, desenvolve e monta os equipamentos e faz a sua manutenção corretiva e preventiva.
 [Leia mais]

Engenharia Civil
Além de projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas,barragens, canais e portos, o engenheiro civil tem como atribuição a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação.
 [Leia mais]-Teste profissional:Engenharia Civil combina com você? Confira!
- Teste: você está pronto para entrar no mercado de trabalho de Engenharia Civil?
- Vídeo na Real: o dia a dia de um engenheiro civil
- Vida de estagiário em Engenharia Civil

Engenharia em Agrimensura
É o ramo da engenharia responsável pelo levantamento e pela medição de terrenos. O engenheiro agrimensor prepara áreas para obras urbanas, de infra-estrutura hidráulica, sanitária, elétrica ou de transportes.
 [Leia mais]

Engenharia de Aquicultura
É o conjunto de técnicas e conhecimentos usados na criação de organismos aquáticos em cativeiro. O engenheiro de aquicultura projeta, executa e supervisiona a criação de peixes, crustáceos, moluscos e plantas aquáticas.
 [Leia mais]

Engenharia de Energia
É o ramo da engenharia que planeja, analisa e desenvolve sistemas de geração, transporte, transmissão, distribuição e utilização de energia.
 [Leia mais]

Engenharia de Materiais
É o ramo da engenharia voltado para a pesquisa de materiais e de novos usos industriais para os materiais já existentes. Esse engenheiro pesquisa e cria materiais, como resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas.
 [Leia mais] - Teste profissional: Engenharia de Materiais combina com você? Confira! 
- Orientação profissional: Como está o mercado para Engenharia de Materiais?

Engenharia de Pesca
É o setor da engenharia voltado para o cultivo, a captura e a industrialização de peixes e frutos do mar. O engenheiro de pesca estuda e aplica métodos e tecnologias para localizar, capturar, beneficiar e conservar peixes, crustáceo se frutos do mar.
 [Leia mais]

Engenharia de Produção
É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores.
 [Leia mais] - Teste profissional: Engenharia de Produção combina com você? Confira!
- Vídeo: Veja como é a rotina de um engenheiro de produção no Na Real
- Orientação profissional: Engenharia de Produção tem muitos cálculos? Como está o reconhecimento no mercado de trabalho?

Engenharia de Telecomunicações
É o segmento da engenharia que se ocupa do projeto, da operação e da manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações. Esse engenheiro desenvolve e implanta redes de telecomunicações.
 [Leia mais] Vídeo: Veja como é a rotina de um engenheiro de telecomunicações no Na Real

Engenharia Física
É a aplicação de conhecimentos da Física na pesquisa e no desenvolvimento de materiais e tecnologias. É uma profissão muito nova no Brasil. A primeira turma formou-se em 2004. [Leia mais]

Engenharia Hídrica
É o setor da engenharia que cuida da exploração, do uso e da gestão da água. Planejar e orientar a utilização das águas de bacias hidrográficas, prevenindo os impactos negativos que elas possam sofrer em consequência de atividades industriais, agrícolas e urbanas, é a principal função do engenheiro hídrico.
 [Leia mais]

Engenharia Mecânica
É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve e projeta máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica.
 [Leia mais] - Teste profissional:Engenharia Mecânica combina com você? Confira!
- Vídeo: Saiba como é a rotina de um engenheiro mecânico no Na Real
- Vídeo: Jazon Barros fala de seu dia a dia como trainee na Mercedes-Benz
- Orientação profissional: Engenharia Industrial Mecânica, difere de um curso normal de Mecânica?

Engenharia Metalúrgica
É o conjunto de conhecimentos empregados na transformação de minérios em metais e ligas metálicas e em suas aplicações industriais. Com profundo conhecimento dos metais e de suas propriedades, esse engenheiro é responsável pelo beneficiamento de minérios e por sua transformação em metais e ligas metálicas.
 [Leia mais]

Engenharia Química
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.
 [Leia mais]- Teste profissional: Engenharia Química combina com você? Confira!
- Vídeo: conheça a rotina de um engenheiro químico no Na Real
- Orientação profissional: "Engenharia Química é um curso muito difícil?"

Engenharia Têxtil
São as técnicas e os conhecimentos utilizados na fabricação e no tratamento de fibras, fios e tecidos e na confecção de roupas. O engenheiro têxtil projeta as instalações, os equipamentos e as linhas de produção de tecelagens e indústrias de confecção de roupas. [Leia mais]
- Teste: Você está por dentro do mercado de Engenharia Têxtil? Será que a profissão é a sua cara?

 

Essa foi mais uma dica para vocês que irão fazer vestibular mas ainda não se decidiram sobre qual área da engenharia exercer.
 
Fonte: href="http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/conheca-34-tipos-engenharia-existem-602301.shtml

Publicado por: Luís Emmanuel Duque e Leonardo Rodrigues 2ºB  
 
 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Estudar ou relaxar? Saiba o que fazer nas vésperas do Enem

Dormir bem e refazer questões de provas anteriores são dicas de especialista!!


Dicas de especialista ajudam candidato nos últimos dias antes do Enem (Foto: Haneefmohamed/Wikimedia Commons)Dicas de especialista ajudam candidato nos últimos dias antes do Enem (Foto: Haneefmohamed/Wikimedia Commons)
Depois de um longo ano de preparação, faltam só dois dias para que mais de 7 milhões de candidatos lotem 15 mil salas de aula espalhadas pelo país para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conversamos com um especialista em preparação para o vestibular e listamos dicas para que você se dê bem nas provas.
Renato Pellizzari, coordenador de vestibular do Colégio Qi, diz não haver mais tempo para aprender novos conteúdos. Para ele, é hora de desacelerar. Os participantes do Enem devem procurar entender a prova, refazendo questões anteriores. “Recomendo pegar uma área do conhecimento de que gostem mais resolvê-la. O ideal é fazer uma questão a cada três minutos, usando um cronômetro”.

Depois de se familiarizarem com o modelo de prova, os candidatos precisam relaxar. Pellizzari sugere atividades leves, como ir ao cinema com os amigos ou passar o tempo com a família, em casa. “O descanso precisa se aliar à diversão, mantendo o aluno motivado”, afirma.  
Dormir cedo e comer bem são fatores que também contribuem para estar bem disposto durante o fim de semana. O coordenador explica que o sono, aliado a uma alimentação saudável, dá subsídios para que o corpo e a mente aguentem o esforço.
“O desgaste é imenso. É bom que os alunos respeitem os horários das refeições e tenham uma dieta saudável. No entanto, não é hora de radicalizar. Uma mudança abrupta na dieta pode prejudicar o desempenho do aluno, assim como dormir pouco”, esclarece Pellizzari. 

Na véspera do exame, é bom usar as horas livres para simular o caminho até o local de prova - que  consta no cartão de confirmação de inscrição. “Recomendo pegar um ônibus e ver quanto tempo leva até o local de prova. É inadmissível que alguém que se preparou tanto perca essa prova por falta de planejamento”, completa. 

O que fazer nos dias que antecedem o Enem
- Faça questões anteriores, cronometrando o seu tempo;
- Descanse a mente junto aos amigos e à família. Durma cedo;
- Coma alimentos saudáveis e respeite os horários das refeições;
- Simule o trajeto até o local de prova

Essas foras algumas dicas para as vésperas do ENEM!!

Fonte: http://educacao.globo.com/artigo/estudar-ou-relaxar-saiba-o-que-fazer-nas-vesperas-do-enem.html

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Ola Dutrenses!!!

Estamos voltando a publicar novidades para os nossos estudantes que ficaram desatualizados das noticias da escola!!

Já que o ENEM está chegando , e na ultima ediçao (2014), aproximadamente 500 mil estudantes zeraram a redação do mesmo , ai vai umas dicas para você realizar um excelente texto.





A Tecnologia hoje em dia , vem cada vez mais influenciando os jovens e deixando-os ''viciados'' cada vez mais , em seus aparelhos eletrônicos(celulares,computadores,tablets etc..)
isso pode influenciar na escrita na hora de fazer alguma redação em tal vestibular , como erros GRAVES de ortografia , assuntos diversos que não tem ligação direta com o tema. Esta quinta-feira (24/9) marca o início da contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Ai vai algumas dicas para realizar uma excelente redação:

  1. Faça a redação primeiro: A redação é aplicada no último dia do ENEM, e fica localizada na parte final da prova. Os candidatos, portanto, acabam deixando para fazê-la apenas após responderem todo o caderno de humanidades. Ao seguir este cronograma, o aluno chega até a redação já esgotado mentalmente, após ter respondido dezenas de questões com textos realmente extensos e que exigiam interpretação. Não se importe com a ordem. Vá primeiro para a redação.
  2. Cuidado com palavras difíceis: Como dito antes, a redação do ENEM é muito mais técnica do que as pessoas consideram. O examinador não quer saber de um candidato com vocabulário rebuscado, mas sim de um candidato que saiba expor suas ideias com eficácia. Opte por um vocabulário simples e que transmita seu argumento.
  3. Mantenha a estrutura: Uma coisa que atrapalha muito é a falta de estrutura textual. A redação do ENEM, assim como qualquer redação, exige início, meio e fim. Dedique algumas linhas, separando um parágrafo ou dois para introduzir o tema e contextualizá-lo. Desenvolva seu argumento, apontando uma solução nos parágrafos seguintes, mas não se esqueça de reservar um ou dois parágrafos para a conclusão.
  4. Tome cuidado com a coerência: Coerência é a linha do raciocínio, aquilo que faz a ideia ter sentido. Uma redação coerente mantém sua linha de raciocínio e uma lógica textual. Se atenha a conclusão de pensamentos e tome cuidado para não pular de uma ideia para outra com brusquidão ou propor soluções inviáveis, irreais ou radicais demais. Lembre-se de manter a coerência do pensamento.
  5. Atenha-se à coesão: A coesão caminha diretamente ligada à coerência e à estrutura textual. Coesão é uma forma de sentido, mas estrutural. Um texto pode ser coerente, mas não ser coeso, da mesma forma como o inverso se aplica. Manter a coesão textual é saber manter o assunto na linha, tratando-o ponto a ponto. Sem pular de um ponto A para um ponto F e então voltar ao ponto B.
    ENEM
    IMAGEM: DIVULGAÇÃO (EXEMPLO DE REDAÇÃO QUE RECEBEU NOTA 1000 NO ENEM)
  6. Não troque o certo pelo duvidoso: Se você não sabe a grafia correta de uma palavra, procure um sinônimo que possa utilizar e que você tenha certeza de como se escreve. Tente não cair nas armadilhas fonéticas.
  7. Fuja das armadilhas do título: Toda redação deve ter um título, esta é uma lição essencial que todos aprendem em suas aulas de redação, mas a maior armadilha, onde muitos candidatos caem é a tentação de reproduzir o enunciado da redação como título, ou utilizar parte dos textos de base. Pense em um título que tenha ligação com a sua ideia e que a transmita com clareza e nunca repita frases do enunciado.
  8. Citar nem sempre é a melhor estratégia: Os examinadores querem saber o seu argumento, não o argumento de Sartre ou de Oscar Wilde. Citações, em vez de enriquecerem sua redação, empobrecem.
  9. Não se esqueça de argumentar: A redação do ENEM é dissertativa-argumentativa, não apenas dissertativa. A banca organizadora espera que o candidato saiba argumentar, expor sua ideia, demonstrar como seu argumento pode solucionar o problema exposto. Apresente seus pontos, argumente com firmeza e sempre conduza sua redação a uma proposta.
  10. Demonstre uma solução viável: O tema sempre abordará algum problema social, cabe ao candidato apresentar uma solução que, caso fosse aplicada ao problema, teria sua execução vista como viável. Não adianta propor uma solução utópica ou fantasiosa. A ideia é apresentar uma solução aplicável.
  11. Evite utilizar subterfúgios como Ironia ou Sarcasmo: A redação do ENEM não abre espaço para estes recursos, que além de fugirem da proposta inicial, ainda apresentam falta de etiqueta e respeito com o examinador.
  12. Esteja atento à pontuação: Um texto deve ser pontuado, sendo que é necessário saber quais os tipos de pontuação aplicáveis a cada caso. Um texto com excesso de pontuação se torna cansativo, além de dar a impressão que o interlocutor estava correndo e ficou sem fôlego. Um texto com ausência de pontuação se torna difícil de ler, pois funciona como se tudo devesse ser dito em um único fôlego.
  13. Não separe o sujeito do verbo: Ainda relativo à pontuação, o sujeito nunca deve ser separado do verbo. A menos que eles componham duas frases completamente diferentes, não deve haver pontuação entre eles. O maior erro está na colocação de virgula entre o sujeito e o verbo. Quando realmente há separação, use colocar ponto de seguimento para demonstrar que realmente se trata de outra oração.
Exemplo: “A mestra, age sem dizer nada” – Nesta frase houve separação do sujeito e do verbo. Esta pontuação não deve existir e é considerada um erro gramatical.
  1. A eterna dúvida da crase: uma dúvida que muitas pessoas possuem gira em torno da colocação de crase. Existem algumas dicas úteis para crasear que valem a pena decorar:
    1. Crase indica lugar, portanto decore esta rima: “Se eu vou À e volto DA, crase há. Se eu vou A e volto DE, crase para quê”? – Veja como o a fica na frase, encaixe-o nesta rima. Um exemplo: Se eu vou A São Paulo e volto DE São Paulo não há crase. Se eu vou À praia e volto DA praia, então pode crasear sem medo.
    2. Às vezes SEMPRE se craseia: Quando escrever a frase “às vezes” lembre-se que esse “às” sempre será craseado.
    3. Quando o a se repetir: A crase nada mais é do que a repetição da letra A, como no exemplo “a aquela altura”, quando houver esta repetição de “As”, retire o artigo “a” e craseie o a da palavra. Desta forma a frase fica: “àquela altura”.
  2. Não confunda “mas e mais”: Lembre-se sempre que Mais indica adição, uma soma: Um mais Dois é igual a três. Mas por outro lado é uma conjunção coordenativa adversativa. O que significa isso? “Mas” cumpre 3 papeis, ele une duas ideias, coloca ordem em uma frase e apresenta uma ideia diversa, que se opõe ou diverge à primeira. “Eu gosto de cor de rosa, mas ela gosta de azul”. Outras palavras que servem como conjunção coordenativa adversativa são: porém, entretanto, contudo, todavia, portanto, embora.
  3. Sempre coloque virgula antes da conjunção: Nos exemplos de conjunções acima mencionados, é importante que o estudante sempre se lembre de colocar virgula antes da conjunção: “Eu estava lá, mas ela não estava”, “eu fiquei esperando, porém ele não apareceu”, “Fizeram o melhor possível, porém não foram reconhecidos”. Isso ocorre porque há, obrigatoriamente, a separação das ideias motivada pela oposição. Conjunções sempre carregam esta virgula.
  4. Nunca rasure: Um dos erros que mais tira pontos em uma redação é a rasura. Use a folha de rascunhos da forma que bem quiser. Rabisque, risque, rasure, mas tenha todo cuidado do mundo na hora de passar a redação para a folha definitiva, pois esta não deve possuir qualquer espécie de rasura.
  5. Não termine sua redação com a palavra “fim”: A redação do ENEM é uma redação dissertativa-argumentativa, não uma redação narrativa. Nunca se encerra uma dissertação com a palavra “fim”. O fim deve estar claro. Deve ser um ponto final sobre o assunto e mostrar ao examinador que realmente acabou ali.
  6. Organize seu tempo: O melhor é iniciar a prova com a redação, mesmo que apenas o rascunho, mas se decidir fazê-la apenas após a prova objetiva, reserve pelo menos meia hora para transcrever sua redação para a folha definitiva.
  7. Mantenha a calma: O nervosismo é o pior inimigo em uma prova ou redação. Mantenha a calma, este é único jeito de se sair bem. Como o livro do Guia do Mochileiro das Galáxias sabiamente aconselha: “Não entre em Pânico”
Leia atentamente essas dicas , muito obrigado a todos , e BOA SORTE!

publicado por : Leonardo Rodrigues 2B e Luis Emmanuel Duque 2B





quinta-feira, 28 de maio de 2015

Boa tarde galera!!
Esse post é destinado ao TERCEIRÃO, e aos alunos que pretender fazer os vestibulares como treineiros!
Encontrei uma tabela super interessante com o calendário dos vestibulares, fiquem atentos galera!!
Boa tarde dutrenses!
Aqui é a Carol, pra dar umas dicas de beleza para vocês! Faz uns 11 meses que eu descobri a minancora, minancora é uma pomadinha laranja, que com certeza sua avó já usou um dia! Essa pomadinha faz milagres: UM VENENO CONTRA ESPINHAS! Isso mesmo, a minancora tira espinhas que é uma maravilha, basta passar 2 vezes por dia, uma quando acordar e outra antes de dormir e puf, em no máximo 3 dias acabou as espinhas! E o melhor, custa no máximo R$10,00! É baratinha, mas é sensacional! Eu uso e adoroooo! Tenham uma boa tarde, e uma boa pele :D


sexta-feira, 1 de maio de 2015

Professores e polícia entram em confronto durante votação na Alep.

E ai Dutrenses ! Mais uma notícia: 
após servidores estaduais do Paraná tentarem romper o cerco da Polícia Militar na Assembleia Legislativa e a corporação reagir com bombas de gás e balas de borracha, manifestantes e PMs entraram em confronto na tarde desta quarta-feira (29) em frente à Casa. A confusão começou por volta das 15h, no Centro Cívico. O local virou uma praça de guerra onde ao menos 170 pessoas se feriram. Os manifestantes jogaram paus e pedras nos policiais que revidaram com bombas de efeito moral, houve muita correria dos manifestantes. Uma pessoa foi mordida por um cão da PM, e cinegrafistas foram atingidos por tiros de borracha. O deputado estadual Rascá Rodrigues também foi mordido por um cachorro. Bombas também foram jogadas de um helicóptero do comando da Polícia Militar que sobrevoava a Assembleia Legislativa.
Houve discussão entre os deputados de oposição e o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano.
Os professores protestam contra o projeto que altera a previdência dos servidores do Paraná.
Os professores, que estão acampados desde segunda-feira (27) no local, teriam tentado romper perímetro de segurança que a Polícia Militar (PM) traçou em torno da Assembleia Legislativa reagiu com bombas de gás, balas de borracha e jatos de água. Os manifestantes recuaram, mas os policiais continuam jogando bombas de efeito moral
Segundo o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, informou que, a prefeitura foi evacuada para atender aos feridos, que também estão recebendo os primeiros socorros no Tribunal de Justiça. Seis escolas que ficam na região suspenderam as aulas. “Parece uma praça de guerra!”, escreveu Fruet na rede social.

A sessão foi interrompida por cerca de dez minutos e retomada mesmo com o barulho de bombas e gritos do lado de fora. 




quinta-feira, 30 de abril de 2015

O fim do FIES?

E ai dutrenses! Aqui é a Dora trazendo uma notícia bem triste para vocês. Realmente o sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) chega ao seu fim hoje (30/04). As inscrições que eram feitas pelo site do FIES foram prorrogadas até 29/04 e hoje terminam por tempo indeterminado. Os alunos que já tinham o FIES vão continuar com ele até o fim do curso assim como os que conseguiram se inscrever até a data final desde ano. Para os que vão começar uma faculdade ou universidade  que vem ou não conseguiram se inscrever esse ano, infelizmente vão ter que "dar os seus pulinhos", estudar e passar no ENEM.  Então terceiro ano, sem preguiça porque o FIES não pode ajudar mais.
Para mais informações acesse: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/04/prazo-para-novos-contratos-do-fies-termina-nesta-quinta-feira.html

quinta-feira, 9 de abril de 2015

A Solidariedade na Escola

      A Solidariedade na Escola
http://www.brasilescola.com/upload/e/solidariedade%20na%20escola.jpg
A solidariedade é dos princípios que trabalha a formação humana do sujeito, visando a integração dos sujeitos, a harmonia de suas relações sociais.
Visando trabalhar as atitudes que permeiam os processos educativos, bem como os sentimentos do grupo envolvido nesse processo, a escola deve promover atividades que auxiliem as relações pessoais através de vivências que levem à compreensão da realidade.
Para trabalhar a autoajuda, é importante que os alunos saibam quais as suas necessidades enquanto pessoas. Trabalhar o eu é uma forma de fazê-los enxergar os outros, gradativamente.
Cada criança ou adolescente poderá montar um cartaz, em uma folha de papel criativo, mostrando uma virtude que queira alcançar ou aprimorar. É bom estabelecer um prazo para que a meta seja cumprida, a fim de objetivar melhor os caminhos percorridos.
Além do cartaz, as discussões acerca dos mesmos deverão ser propostas na prática educativa, mostrando quais os melhores caminhos para se alcançar o desejado. O professor deverá discutir com o grupo sobre o empenho de cada um em atingir a meta, quais as dificuldades encontradas e as conquistas adquiridas. Dessa forma, os alunos aprendem a refletir sobre suas condutas, respeitar as opiniões dos outros, além de se mobilizarem com os sentimentos distintos.
Cuidar de uma horta é uma excelente atividade onde se trabalha os aspectos da coletividade, da solidariedade nas tarefas em grupo, além de trabalhar elementos da natureza, ciências, hortaliças e leguminosas, boa alimentação, etc.
O importante dessa atividade é dividir as tarefas, para que todos se sintam importantes e capazes de produzir, que valorizem a natureza como integrante de sobrevivência da vida humana.
Para atingir bons níveis de discussão e circulação do conhecimento na sala de aula, o professor pode propor que os alunos pesquisem sobre assuntos do próprio interesse a fim de trocarem informações. As discussões levam conhecimento sobre aquilo que é bom ou ruim, correto ou errado para a vida do homem.
Ajudar ao próximo é um excelente exercício para a autoestima do aluno. Trabalhos coletivos, como ajudar o outro em sua dificuldade, é uma forma de reforçar o aprendizado e perceber o quanto podemos ser úteis para a formação de uma pessoa do nosso convívio, bem como as mesmas são importantes para nós quando necessitamos.
Esses exercícios de solidariedade proporcionam a integridade do grupo, relações mais harmoniosas no cotidiano da sala de aula, além de autoestima favorecida em todo o grupo, inclusive do professor.

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/solidariedade-na-escola.htm

Palestra no DUTRÃO!

Eai dutrenses! VOLTAMOS! SEJA BEM VINDO 2015! Quem escreve aqui é a Dóra, estou dando uma passadinha para repostar a reportagem feita pela Bea Julião no blog dela http://aameninasonhadora.blogspot.com.br/ em que nó juntas, fizemos uma palestrinha para a eletiva "Uma janela para o mundo" (jornal), também fiz uma reportagem sobre o assunto e está no meu blog para quem tiver curiosidade http://comosobreviveraoem.blogspot.com.br/.

"
Imagens: Fontes da Escola.

Ooi meus amores, tudo bem com vocês? 
Oooi Dutrenses! Bom vocês vão certamente estranhar essa entrada, mas vou explicar, eu fui convidada para realizar uma palestra na minha escola. Há matérias na minha escola diferenciadas e a Eletiva é uma delas, Eletiva do Jornal e na quinta passada, fui conversar um pouco com os alunos sobre Blog. Eu e mais uma amiga minha (Vou deixar o link do Blog dela aqui em baixo), pra ser sincera eu nunca tinha dado uma palestra, no máximo algum trabalho pra apresentar, mas fui convidada porque o Blog e bem conhecido na minha escola, e lá fui eu conversar com a turma explicando como eu comecei e as dicas que eu dei no post Como Criar Seu Blog? Minha amiga Dora também explicou como começou e vou contar um pouco pra vocês.
Eu dei dicas de como montar os post, sobre o que seu Blog vai falar, o público que desejam, sua entrada nos post, o logo, a parte de aparência do Blog, contei tudo pra eles: as inspirações e foi bem legal. Tiraram as dúvidas que me fizeram, tipo: "Bea, como você lida com a crítica no Blog e no Vlog?" Eu respondi que não vou agradar todo mundo, mas a maioria gosta e quer mais e nela que eu foco.
A Dora contou, como eu também, a experiência no Blog, e que o Blog dela e mais voltado para a vida dos adolescentes na escola, ela dá várias dicas e seus textos me admiram, e espero que vocês gostem também.


Mas e o "Oi Dutrenses?" Esse vai ser a chamada do Blog. Os alunos  vão ter um nome específicos Dutrenses ! Esse post também são para os Dutrenses.
Gostei bastante de falar como foi minha experiência pra eles, esse Blog e meu sonho, a cada dia, a cada conversa, olhar, interesse de vocês e a cobrança por post e vídeo e meu sonho se realizando a cada segundo. Obrigada a todos!


Quem gostou desse post e quer saber mais alguma coisa é só me procurar nas redes sociais. Queria agradecer a Professora que me deu essa oportunidade de conversar com os alunos, espero que tenham gostado e até o próximo post.

 Twitter: @_beatrizj_
Instagram: @bea_juliao
Facebook: A Menina Sonhadora.

Blog Dora: http://comosobreviveraoem.blogspot.com.br/ "